Máquinas agrícolas: tipos relevantes e suas funcionalidades

Máquinas Agrícolas

Índice

A utilização de máquinas agrícolas no agronegócio tornou-se praticamente indispensável com a necessidade de fabricação de alimentos em maior escala. Graças a elas, é possível preparar o solo com mais eficiência e otimizar os tempos de plantio e colheita.

Entre as máquinas agrícolas relevantes, além da colheita, aplicação de fertilizantes e adubos, pode-se citar as máquinas que exercem as seguintes funções: preparo do solo, semeadura, plantio e transplante.

Conheça as máquinas agrícolas mais relevantes em uso hoje e suas funções!

O que são máquinas agrícolas?

As máquinas agrícolas são ferramentas que mecaniza alguns dos trabalhos no campo.

Geralmente, são máquinas pesadas que podem fazer algo em um curto espaço de tempo que levaria horas ou dias se fosse feito por indivíduos.

Para poder realizar diferentes serviços, existem vários tipos de máquinas agrícolas. Cada uma delas pode realizar uma etapa do processo de plantio e colheita, como:

– preparo do solo;
– semeadura;
– plantio;
– transplante;
– coleta e aplicação de fertilizantes e adubos;
– colheita, entre outros.

Tipos de máquinas agrícolas e suas funcionalidades

Máquinas agrícolas para preparo do solo

O preparo da terra é o elo inicial da produção agrícola. Esta etapa inclui o revolvimento do solo para garantir as condições físicas e químicas necessárias para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

A principal máquina utilizada para isso é um trator, que pode ser combinado com um implemento chamado arado, perfeito para arar e descompactar o solo.

Como o nome sugere, um trator é uma máquina pesada cuja principal função é rebocar. Portanto, o equipamento também pode ser utilizado em outras etapas da produção agrícola.

Dessa forma, os tratores podem ser usados ​​para acionar colheitadeiras, pulverizadores de pesticidas e até mesmo para transportar máquinas estacionárias, como batedores de grãos e bombas d’água.

Máquinas para fase de plantio

A produção agrícola conta com máquinas específicas responsáveis ​​pela semeadura e plantio durante sua fase de plantio, tais como:

Semeadoras

Como o nome sugere, as semeadoras são projetadas para espalhar sementes de forma rápida e eficiente em grandes extensões de terra.

Enquanto as pequenas fazendas podem usar pequenas semeadoras mecânicas ou mesmo métodos de semeadura manual, as semeadoras rebocadas por trator são comumente usadas em fazendas maiores.

No entanto, diferentes máquinas são utilizadas na semeadura agrícola, tais como:

Semeadoras de transmissão: As semeadoras de transmissão, também conhecidas como semeadoras rotativas ou espalhadoras, vêm em vários tamanhos.

Essas semeadoras trabalham colocando sementes em uma tremonha. Dentro da tremonha, um prato gira, carregando as sementes para serem espalhadas pelo campo.

Embora esse método funcione bem para plantas de cobertura e gramíneas, não é ideal para culturas de jardim que exigem mais organização, como aquelas que devem ser organizadas em fileiras.

Semeadoras de ar: são grandes semeadoras que usam ar comprimido para atirar sementes no solo. Embora muito eficazes, as semeadoras de ar só podem ser usadas para pequenas sementes redondas devido à maneira como operam, o que limita sua utilidade.

Semeadoras de caixa: são as semeadoras escolhidas para a maioria das operações agrícolas porque são fáceis de usar e adequadas para uma ampla variedade de tipos de sementes. Esses acessórios perfuram o solo e soltam sementes em profundidades específicas.

Plantadeiras: são as semeadoras mais precisas, embora também tendem a ser as mais caras. A plantadeira é composta por várias lâminas e rodas cobertas com uma caixa contendo as sementes a serem plantadas.

Os plantadores trabalham cortando o solo, soltando sementes individuais e fechando o solo atrás delas, tudo em rápida operação.

Tal como acontece com outros acessórios, os preços das plantadeiras variam de acordo com o tamanho, tipo e condição.

Máquinas agrícolas para colheita

As colheitadeiras são projetadas para coletar grãos e outras culturas de forma rápida, precisa e consistente.

Elas podem ser encontrados em diversas variações para se adequarem às especificidades de cada cultura, como as colhedoras de café ou mesmo aquelas que coletam, separam e limpam grãos.

As colheitadeiras podem ser:

– Automotrizes: capaz de realizar toda a atividade de colheita com motor próprio;

– Montadas: requer reboque de um trator agrícola;

– Reboque: Pode ser equipadas com motor auxiliar ou rebocadas por um trator.

Máquinas para aplicação de fertilizantes, adubos e pesticidas

Os pulverizadores são responsáveis ​​pela aplicação de fertilizantes e pesticidas nas culturas.

Este é um passo importante para garantir a saúde dos alimentos cultivados, mantendo pragas e insetos fora de produção.

Dependendo do tamanho da cultura, podem ser usados ​​pulverizadores manuais, elétricos ou movidos a combustível.

Máquinas agrícolas de desbaste e poda

As roçadeiras e enxadas manuais de hoje podem ser substituídas por máquinas que afinam e podam de maneira adequada para o pleno desenvolvimento da plantação. Cortadores rotativos e enxadas podem ser acoplados ao trator para realizar esta função.

Principais benefícios

Em geral, o uso de implementos agrícolas possibilita a produção em maior escala. Além disso, acelera o tempo de trabalho, pois certas etapas são concluídas mais rapidamente ao usar as máquinas agrícolas.

Desta forma, pode-se dizer que a utilização de uma máquina proporciona os seguintes benefícios:

– Incremento da produtividade;
– Redução do desperdício de insumos;
– Tempos de colheita ou plantio mais curtos;
– Maior aproveitamento do espaço;
– Semeadura mais uniforme;
– Incremento da vantagem competitiva;
– A melhora do produto final;
– Redução de perdas por atrasos no sistema de plantio e colheita;
– Redução de custos trabalhistas;
– Diminuição de falhas;
– Melhorara da qualidade do trabalho de campo.

O que considerar ao escolher máquinas agrícolas?

Existem diversos tipos de máquinas agrícolas disponíveis, cada uma com a sua função.

Por isso, embora qualquer ferramenta possa ajudar a tornar as tarefas diárias mais práticas, existem alguns cuidados que podem ajudar na hora de escolher suas maquinas agrícolas. são elas!

Avaliar bem as culturas

O primeiro passo é, sem dúvida, saber exatamente o que a cultura precisa. Para fazer isso, analise a cultura atual, o solo e as condições de trabalho.

Por exemplo, no caso de colheitadeiras, é necessário considerar o tamanho da área, bem como o tipo de cultivo para obter a máquina certa. Dessa forma, você poderá obter as máquinas agrícolas certas e evitar os seguintes problemas:

– Problemas na produtividade do plantio;
– Menor vida útil;
– Inadequação;
– Maior fadiga do operador;
– Aumente o consumo de combustível.

Fique de olho nos fornecedores

Não importa quantas máquinas agrícolas você planeja comprar. Seja três ou uma, você tem que prestar atenção no fornecedor.

Afinal, você precisa saber exatamente o que está comprando e certificar-se de que o item está sendo vendido por uma empresa idônea.

Então, pergunte a conhecidos que já compraram equipamentos agrícolas de quem eles compraram e como é o serviço. Preste também atenção às marcas e especificações para garantir o valor do seu dinheiro.

Verifique a potência

Existem diversos modelos de máquinas agrícolas no mercado. Por isso, antes de comprar, é aconselhável fazer uma boa pesquisa para determinar qual modelo é melhor para suas necessidades.

Aproveite também para avaliar a potência, pois está diretamente relacionado ao tamanho do terreno, ou seja, à área onde será trabalhado.

Considere os custos de combustível

Finalmente, compare o consumo de combustível de uma máquina para outra. Afinal, o valor é alto e aumentará seus custos de produção.

Portanto, sempre que possível, é necessário optar por um modelo mais econômico.

Como aumentar a vida útil das máquinas agrícolas?

As máquinas agrícolas são equipamentos caros e muito úteis no dia-a-dia do trabalho no campo. Para evitar que eles quebrem ou tenham uma vida útil menor do que o esperado, é necessária acima de tudo uma manutenção regular.

Além disso, recomenda-se a contratação de seguro de máquinas agrícolas. Portanto, se houver um acidente durante o uso, essa pessoa será apoiada pela companhia de seguros para reparar a máquina ou locar outra por um período de tempo, enquanto sua máquina é reparada.

O maquinário agrícola é essencial para aumentar a produtividade do campo e aproveitar melhor as áreas de plantio. Seu uso é comum em pequenas, médias e grandes plantações.

No entanto, para garantir que estejam sempre disponíveis, são recomendadas revisões periódicas. Além disso, indica-se que os produtores rurais possuem seguro de máquinas agrícolas.

Esperamos que o nosso texto tenha sido útil para você conhecer um pouco mais sobre máquinas agrícolas. Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as nossas próximas publicações.

 

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais