,

Escavadeira, saiba tudo sobre a máquina

Escavadeira

Índice

Com o presente artigo, temos o objetivo de sanar as suas principais dúvidas sobre uma das máquinas pesadas mais importantes: a escavadeira. Portanto, prossiga com a leitura para saber mais sobre o assunto.

A escavadeira merece ser conhecida em especial por sua utilização recorrente na construção civil. Entretanto, mesmo as áreas rurais lançam mão da tecnologia para vários fins, como descreveremos mais adiante.

A disseminação de tal item no mercado ocorreu por causa de sua habilidade em remover a terra e o içamento de objetos em obras. Ainda assim, os modelos têm potenciais únicos e a decisão de comprar ou alugar uma escavadeira pode sobrecarregar mesmo os profissionais experientes.

Nossa meta é tornar essa escolha mais simples, permitindo uma aquisição bem embasada.

Mas, afinal, o que é uma escavadeira?

A escavadeira, chamada também de escavadora, é um equipamento pesado amplamente utilizado na construção civil. Ela é conhecida por muitas vezes servir como uma nomenclatura genérica para qualquer tipo de máquina para escavar. No entanto, as finalidades do instrumento são bem mais variadas. Entre os usos frequentes de uma escavadeira estão:

• A remoção de terra
• A remoção e o içamento de objetos
• A remoção de entulhos
• A retirada de aterro

Ou seja, é correto afirmar que essa tecnologia se destaca nas obras por sua versatilidade e eficiência.

Os tipos de escavadeiras

No mercado atual, é possível mencionar pelo menos quatro categorias de escavadoras. São elas:

• Escavadeira hidráulica
• Escavadeira a cabos
• Escavadeira de arrasto (chamada ainda de Dragline)
• Retroescavadeira

Apesar de terem estruturas parecidas e, às vezes, executarem funções comparáveis, há particularidades que justificam tantos modelos.

Que tal aprender mais sobre cada um desses tipos de escavadeira?

Escavadeira hidráulica

Empregada, sobretudo, para otimizar as tarefas dos operários em obras, a escavadeira hidráulica é uma máquina cuja maior tarefa é remover a terra de áreas definidas pelo projeto construtivo. Ela é ideal para obras mais longas e está bastante relacionada a zonas de mineração.

Sendo assim, a escavadora hidráulica é particularmente popular por fornecer uma potência capaz de realizar levantamentos na escavação em massa. No entanto, o dado mais relevante sobre esse equipamento é, sem dúvidas, o seu baixíssimo consumo de diesel. Outro ponto positivo é ergonomia fornecida ao profissional que a maneja.

A alta disponibilidade mecânica, associada a um motor geralmente silencioso, também justifica o seu uso recorrente nos canteiros de obras. Apesar de sua durabilidade potencial de décadas, os eventuais reparos podem ser difíceis pelo tamanho e quantidade de peças móveis.

Por fim, é válido ressaltar que escavadora hidráulica transforma a força do motor de alta potência em força hidráulica. Isto posto, em seus cilindros ocorre a conversão da força hidráulica em força para elevação. O sistema de bombas hidráulicas presentes na escavadeira permite inclusive que o óleo do tanque seja bombeado para distintos pistões do equipamento.

A força dos pistões da escavadeira hidráulica é aplicado em sua totalidade nos braços e na lança, o que garante a movimentação da caçamba. As suas peças de maior relevância são:

• Chassis
• Esteiras
• Lança
• Braço
• Caçamba

Ela é, com certeza, uma excelente opção para quem busca produtividade, economia e segurança na realização das atividades.

Escavadeira a cabos

As escavadeiras a cabos também ganharam espaço nos setores que requerem produção elevada. No minério, por exemplo, tal característica é bem-vinda. Devido às proporções dessas máquinas, elas costumam depender de motores elétricos para a impulsão.

Conforme o modelo que você adquirir, a escavadora a cabos pode possuir carga útil de draga até cerca de 110 toneladas métricas. Atente-se, porém, ao fato das quantidades padrões nem sempre estarem disponíveis para observação. O ponto a ser priorizado aqui é a seleção de aços e fundições de alta resistência para conferir durabilidade. Esse cuidado também aumenta a segurança dos trabalhadores.

De acordo com a preferência dos operadores, a escavadeira a cabo atua de forma similar à escavadeira hidráulica, justificando a sua substituição.

Dragline ou escavadeira de arrasto

Esse tipo de escavadeira distingue-se por seu uso na manipulação do solo. Aqui, cabe mencionar que a escavadeira de arrasto proporciona um grande raio de escavação. Em adição à qualidade do trabalho, a dragline é um elemento fundamental na trajetória da construção civil. Isso porque no final dos anos 60, a máquina era muito usada, mas hoje sua presença é rara.

A sua função baseia-se, praticamente, em uma sequência de ações que contam com o auxílio de cabos para puxar a caçamba. A caçamba, por sua vez, possui um peso próprio bastante significativo. Por conseguinte, a tarefa de escavação se dá de modo perfeito. Outro aspecto central é a variedade de tamanho dessas escavadoras em oferta no mercado.

A intenção é servir apropriadamente os trabalhos em campos mais altos, bem como as demais obras de produção elevada. O alcance dos cabos e o comprimento da lança simplificam a execução das construções.

Conclui-se assim que uma escavadeira de arrasto pode trazer impacto positivo para as obras.

Retroescavadeira

A retroescavadeira é uma espécie de escavadeira desenvolvida na Inglaterra e que se popularizou, certamente, por sua grande praticidade e multifuncionalidade. Ela é procedente do trator agrícola e modificada com uma caçamba (pá) para armazenar e transportar os materiais necessários. Nesse contexto, o recursos passou a fazer parte do cotidiano das obras no mundo todo.

Em decorrência das inúmeras similaridades com um trator, ela tem benefícios, como o potencial para ajudar em escavações de valetas para esgoto e tubulação de água. O equipamento consegue ainda carregar caminhões com eficácia.

Há muitos indivíduos que classificam à retroescavadeira como um trator provido de uma pá. Todavia, diferente da maioria das máquinas pesadas, a retroescavadeira é empregada especialmente em zonas urbanas e rurais. A sua importância se dá em particular em pequenas obras e nas aberturas de valas, como citado.

Na atualidade, as retroescavadeiras podem contar com distintos implementos, como martelos hidráulicos, vassouras hidráulicas, garfos, pinças e valetadeiras, entre outros. O resultado é a versatilidade do instrumento não apenas para a construção civil, mas também para a indústria e a agricultura.

Algumas das principais fabricantes de escavadeiras

O setor de escavadeiras fornece uma quantidade de manufaturadores para os consumidores interessados. Portanto, não faltam opções para quem procura esse item para qualquer finalidade. Veja a lista de empresas notáveis que desenvolvem escavadeiras:
Caterpillar Inc.
CNH Global
• Hitachi
• Hyundai
John Deere
J. C. Bamford (JCB)
• Komatsu Limited
• Massey Ferguson
• Mitsubishi Heavy Industries
New Holland
• SUMITOMO
• Tata Hitachi Construction Machinery
• Terex Corporation
Volvo
• XGMA
• Yanmar

Cada marca concede diferenciais e promove inovações na construção civil e demais ramos que requerem máquinas pesadas. Vale a pena fazer uma pesquisa, levando em conta as vantagens e desvantagens dos modelos ofertados.

Treinamento para operar escavadeiras

Os funcionários que lidam com escavadeiras devem passar por um treinamento especializado. O curso normalmente aborda as medidas de segurança e inspeções gerais para evitar acidentes no ambiente de trabalho.

Faz parte desse processo o ensinamento de todos os fundamentos básicos de manuseio, garantindo a proficiência dos indivíduos. Alguns treinamentos têm mais de um nível, em que a aprovação na etapa anterior é um pré-requisito. Ao concluir as aulas, o profissional aprende a operar as máquinas em suas distintas aplicações.

Para finalizar, agora que explicamos mais sobre cada equipamento, reforçamos que, independente das atribuições, cada tipo de escavadeira possui aspectos únicos e podem contribuir para as obras. É correto então deixar evidente a versatilidade da escavadeira hidráulica em projetos de todos os portes, o prático manuseio do solo da escavadeira de arrasto e a evolução da retroescavadeira em obras pequenas.

Esperamos que você aproveite as recomendações acima, agora que está apto a escolher a escavadeira mais adequada para qualquer situação. Para receber atualizações sobre esse tópico, convidamos você assinar a nossa newsletter. Bons negócios!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais