Caminhão fora de estrada para mineração, veja os 5 maiores

Caminhão fora de Estrada

Índice

Para indústrias como mineração, construção pesada dentre outras, ter o equipamento certo pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Todos os anos, as grandes marcas como Caterpillar, Komatsu, Terex e Liebherr lançam seus novos caminhões fora de estrada, seja para mineração subterrânea, ruas urbanas ou caminhões de transporte a granel de classe ultra.

Essa concorrência constante garante que a cada ano o padrão e a qualidade do caminhão fora de estrada aumente.

Se voltarmos algumas décadas, a única prioridade era fazer um caminhão fora de estrada de alto desempenho, enquanto hoje há uma série de prioridades, incluindo o desempenho que compõe as maquinas pesadas do século XXI.

Conforto, segurança, eficiência, longevidade e desempenho do operador combinam-se para tornar os caminhões líderes do setor.

Abaixo, veremos os cinco maiores caminhões fora de estrada para mineração que o mundo tem a oferecer, e você pode se surpreender com o primeiro colocado!

1. O Caminhão Basculante BelAZ 75710

BelAZ 75710

Capaz de transportar 450 toneladas de materiais, o BelAZ 75710 ocupa o primeiro lugar de maior caminhão fora de estrada para mineração.

O caminhão é fabricado na Bielorrússia e pode ser encontrado em minas predominantemente na Rússia e na Europa Oriental.

O caminhão fora de estrada, que custa em média entre US$ 6 e US$ 7,5 milhões, tem motores duplos, projetados para aliviar o estresse de transportar a capacidade máxima de 450 toneladas de materiais.

Com uma configuração de dois eixos e quatro rodas por eixo, os oito pneus maciços têm cerca de quatro metros de altura.

Com 20,6 metros de comprimento, o caminhão fora de estrada basculante não só é capaz de transportar a maior quantidade de materiais do mundo, mas também é o maior caminhão basculante do mundo.

Por fim, para fazer seus olhos lacrimejarem, diz-se que bebe 1.300L de combustível por 100km.

A reputação da Bielorrússia na fabricação de alta qualidade pode ser vista nesta fera do mundo da mineração.

Desde o seu lançamento em 2013, o BelAZ 75710 ganhou a reputação de ser confiável e eficiente.

2. O Caminhão Basculante Caterpillar 797F

Caterpillar 797F

Com uma capacidade de carga útil de 360t, o caminhão basculante Caterpillar 797F vem em segundo lugar para o maior caminhão fora de estrada basculante de mineração.

Ao dizer isso, é muito mais provável que você encontre um caminhão basculante Caterpillar 797F do que um BelAZ 75710 em minas pelo mundo.

Com motor diesel de 20 cilindros e transmissão montada no eixo traseiro, o caminhão basculante é capaz de atingir velocidades máximas de 68 km/h.

O Caterpillar 797F é a terceira geração do Caterpillar 797 que está em produção desde 1998.

Com um trem de força de acionamento mecânico em vez de um trem de força diesel-elétrico, popular entre os caminhões basculantes de classe ultra, o Caterpillar com o 797F garantiu que seus caminhões de transporte sejam um corte acima da concorrência.

2. O caminhão basculante Liebherr T 284

Caminhão fora de estrada liebherr-T284

Apresentado em 2012, o Liebherr T 284 é inovador e confiável. Enquanto está prestes a transportar a mesma carga útil que o Caterpillar 757F,ou seja 360 toneladas, o Liebherr T 284 é quase 30 toneladas mais leve, o que significa que as funções dos caminhões basculantes são submetidas a menos pressão quando estão transportando em suas capacidades máximas.

Os caminhões basculantes da Liebherr são famosos por sua longevidade, com muitas minas em todo o mundo ainda usando modelos que foram descontinuados há muito tempo.

2. O Caminhão Basculante Terex/Bucyrus MT6300AC

Caminhão fora de estrada MT6300AC

Compartilhando o título de segundo maior caminhão basculante do mundo com o Caterpillar 797F e o Liebherr T 284, o caminhão basculante Terex MT6300AC é capaz de transportar um máximo de 360 ​​toneladas de materiais.

Ele foi originalmente projetado e fabricado pela Terex, mas depois que sua divisão de equipamentos de mineração foi adquirida pela Bucyrus International Inc. o caminhão basculante foi renomeado para Bucyrus MT6300AC.

Ostentando um motor diesel de quatro tempos 20V4000 de 3.750 cavalos de potência, o Bucyrus MT6300AC tem dois motores elétricos com redução de inclinação localizados em cada lado do eixo traseiro.

Um pouco mais lento que o Caterpillar 595F e o Liebherr T 284, a velocidade máxima do Bucyrus MT 6300AC chega a 64 km/h. No entanto, sua característica mais notável é a opção de aquecimento, tornando o descarregamento de certos materiais em climas frios mais fácil e rápido.

3. O Caminhão Basculante Komatsu 960E-1

Caminhão fora de estrada Komatsu 960E-1

Anunciado em 2008, o Komatsu 960E-1 é capaz de transportar 325 toneladas de materiais. Embora o Komatsu tenha uma carga útil ligeiramente menor do que os caminhões basculantes maiores de 360 ​​toneladas, eles são conhecidos por serem fáceis de dirigir e confortáveis ​​para os operadores. Duas coisas que são importantes ao trabalhar longos turnos em condições perigosas.

O motor turbo de 2 estágios consome em média 160 litros por hora em funcionamento, o que também é mais eficiente do que seus concorrentes de caminhões basculantes mais pesados.

Embora não seja o maior em seu campo, o Komatsu 960E-1 é confiável e eficiente, perfeito para locais de mineração que buscam reduzir custos.

E então, o que achou deste artigo curioso? Compartilhe com seus amigos através dos links da rede social.

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais