,

Retroescavadeira, o que é, e como funciona.

Retroescavadeira

Índice

Se você perguntasse a um grande grupo de pessoas o que elas poderiam lhe dizer sobre a retroescavadeira, muitas delas não saberiam do que você estava falando. Mas se você mostrasse a eles uma foto, quase todos entenderiam o que você queria dizer.

Quando se fala em máquinas pesadas, não podemos deixar de citar a retroescavadeira. Uma das máquinas mais versáteis, polivalente sempre presente nas atividades da construção civil, atuante no setor industrial e na mineração, dentre vários outros. A função da retroescavadeira é de realizar pequenos cortes, escavações de valetas, demolições, escavações em geral, paisagismo, quebra de asfalto, pavimentação e uma infinidade de outras formas de uso.

A todo momento passamos ao lado de uma, seja nos centros urbanos ou não. Mas mesmo vendo inúmeras vezes essa máquina, sabemos pouco sobre elas. O que exatamente elas fazem? Por que as retroescavadeiras são usados para tantos tipos diferentes de projetos de construção? Como eles podem cavar buracos tão grandes em tão pouco tempo? Quão fortes eles são?

Neste artigo, veremos o que as retroescavadeiras podem fazer, examinar as máquinas que tornam esse trabalho possível e mostrar como os trabalhadores realmente controlam uma retroescavadeira. Da próxima vez que você passar por uma, saberá exatamente o que ela está fazendo!

O que é uma retroescavadeira?

Uma retroescavadeira é uma invenção bem interessante porque na verdade são três peças de equipamento combinadas em uma única unidade. Uma retroescavadeira é uma máquina com trator, carregador e uma escavadeira.

Cada peça do equipamento é adequada para um tipo específico de trabalho. Em um canteiro de obras típico, o operador de retroescavadeira geralmente usa todos os três componentes para fazer o trabalho.

Como que a retroescavadeira surgiu no mercado?

O surgimento da retroescavadeira se deu no final da década de 1940 na Inglaterra. Por ser um equipamento muito versátil, desde então ela é muito atuante na construção civil, para movimentação, carregamento de materiais e escavação.

Uma das grandes vantagens da retroescavadeira em operação em perímetros urbanos é a possibilidade de deslocamento em vias públicas. Outra característica, é a capacidade de carregar todo material proveniente do seu trabalho.

Quais são as principais aplicações de uma retroescavadeira?

Muito versátil, a retroescavadeira tem seu perfil de aplicação bem flexível, por conta da pá carregadeira na parte dianteira do veículo. Esse equipamento tem grande atuação na construção civil, são alguns deles:

– Nivelamento de terrenos e terraplanagem;

– Carregamento e recolocação de terra;

– Arraste ou remoção de resíduos ou entulhos da construção;

– Carregamento de caminhões, atuando na remoção de entulho, terra dentre outros;

– Com o auxílio da caçamba traseira e possível utilizar o equipamento em diversos seguimentos, como demolição de muros, colunas e paredes;

– Escavação em geral (Valas, poços, assentamento de tubulação, poços artesianos e etc.).

– Remoção de qualquer entulho com maior precisão e desempenho.

Por representarem uma solução versátil e ágil para um grande número de aplicações, são amplamente utilizadas por prefeituras, empreiteiras e prestadoras de serviços, sendo empregadas em obras de escavação de valetas para tubulação de água e esgoto, construção de valas profundas, elevação pesada, carregamento, içamento, manuseio de materiais, construção, reciclagem, agricultura e inúmeras outras atividades.

Pode-se afirmar que as retroescavadeiras são as máquinas de terraplanagem preferida dos construtores e a mais presente em canteiros de obras de todos os portes.

Quais são as partes que compõem uma retroescavadeira?

O trator

A estrutura central de uma retroescavadeira é o trator. Assim como os tratores que os agricultores usam nos campos, a retroescavadeira é projetada para se mover facilmente sobre todos os tipos de terreno.

Tem um potente motor a diesel, turbocompressor, pneus grandes e robustos e uma cabina com comandos de direção básicos (um volante, travões, etc.)

A pá carregadeira

Montada na frente temos a carregadeira e presa na parte de traseira a retroescavadeira . Esses dois componentes servem para funções bem diferentes. O carregador pode fazer diversos trabalhos.

Em muitas aplicações, você a usa como uma grande e poderosa pá. Ela também poderá ser usada para suavizar irregularidades em terrenos, carregar pedras ou para empurrar resíduos.

A retroescavadeira

Localizada na parte traseira, a retroescavadeira é a principal ferramenta desta máquina. É usada para escavar materiais duros e compactos, geralmente terra, ou para levantar cargas pesadas. Ela pode levantar materiais e soltá-lo em uma pilha ao lado do buraco.

A retroescavadeira pode cavar todos os tipos de buracos, mas é especialmente adequada para escavar valas. Para usar a retroescavadeira, o operador tem que estacionar o trator e girar o assento ao redor para se posicionar.

Então, o que o trator, a carregadeira e a retroescavadeira têm a ver um com o outro? O componente do trator é para mover os outros dois componentes de um lugar para outro, e o operador também o manobra ao usar a pá carregadora. Os componentes do carregador e da retroescavadeira são uma combinação natural para todos os tipos de trabalhos.

Quando na escavação você produz muito resíduo, você geralmente precisa de uma carregadeira para movê-lo para fora da área ou para preencher a sujeira de volta uma vez que você tem os canos, linhas de energia , etc. em posição. A aplicação mais comum para uma retroescavadeira é este trabalho básico – cavar uma vala com a retroescavadeira e depois enchê-la de volta com o carregador.

As pernas do estabilizador

Os outros apêndices que você normalmente notará em uma retroescavadeira são as duas pernas estabilizadoras logo atrás das rodas traseiras. Essas pernas são cruciais para a operação da retroescavadeira.

Sem as pernas do estabilizador, o peso de uma carga pesada ou a força descendente de escavação no solo sobrecarregariam as rodas e os pneus, sem contar o risco de tombamento.

Os estabilizadores mantêm o trator estável, minimizando o efeito de empurrão da escavação com a retroescavadeira. Eles também prendem o trator para que ele não escorregue na vala ou no buraco.

As pernas do estabilizador têm dois tipos de “sapatos”, para que possam ser plantados com segurança tanto em terrenos irregulares, quanto em pavimento.

O lado da sapata da garra escava a sujeira para uma melhor aderência, mas rasgaria o pavimento se você fosse usá-lo em uma estrada. Para uma boa aderência ao asfalto, o operador simplesmente vira o sapato acolchoado para a posição.

Máquina versátil e segura

Uma retroescavadeira tem a capacidade de realizar tantas operações diferentes porque permite a fixação de acessórios, tornando-a mais versátil.

Alguns exemplos são: rompedores hidráulicos para demolição, furação, vassouras hidráulicas, garfos para paletes, placas vibratórias, caçambas, etc.

Atualmente, a tecnologia do setor torna a retroescavadeira uma máquina extremamente segura e confortável de operar, sendo que alguns dos modelos comercializados já possuem:

  • compartimento fechado;
  • Certificação ROPS (Rolling and Rolling Protection Structure) e OPS (Falling Object Protection);
  • tração 4X4;
  • assento ergonômico;
  • Até ar condicionado.

Quais são os principais fabricantes de retroescavadeiras?

JCB

Caterpillar

Case

New Holland

John Deere

Volvo

Gostou do que apresentamos sobre o assunto? Então, nos siga nas redes sociais e confira todas as atualizações. Estamos no TwitterInstagramFacebookLinkedin e também no Youtube!

Gostou? Compartilhe!

Pesquise por Conteúdos
Siga nas Redes Sociais